Mensagem Direção
Cor unum in anima una…
Aqui estamos novamente com a grande romaria a bater-nos já à porta. Estamos quase no auge do grande ciclo das festas realizadas no concelho.
Em breve estará aí o maior congresso da cultura popular e da cultura limiana, que terá como cenário as ruas e praças da vila, para onde afluirão centenas de milhares de pessoas, todos com o desejo de participar, cada um a seu modo, neste grande evento popular, cuja fama já ultrapassou as fronteiras do país.
Os que compram e vendem na Feira, como já se fazia em tempos tão remotos, as bandas de música, os tocadores de concertina, os grupos de bombos, os que participam nos cortejos e na procissão, os que vêm apenas para assistir, maravilhar-se com o fogo-de-artifício ou seguir os movimentos das rusgas, todos eles ajudam a fazer esta romaria, que é “de noite e de dia”, para utilizar a expressão que o povo já consagrou, querendo significar com isso que a Festa em Ponte de Lima não tem parança e não conhece impasses ou tempos mortos.
Não admira, pois, que as nossas Festas constituam, nos dias de hoje, o maior fator de afirmação das gentes limianas e a marca de maior impacto que Ponte de Lima tem para apresentar ao país e ao mundo. Uma marca prestes a atingir os dois séculos de história e que, ao invés de perder brilho e visibilidade, conhece um fulgor inabalável e cada vez mais notório, que está perfeitamente ilustrado no cartaz deste ano, exibido na fachada desta publicação, obra da artista Catarina Vale, a quem agradecemos sinceramente este belo trabalho.É igualmente da mais inteira justiça, enquanto Presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas, deixar aqui nesta página, ao terminar estas linhas, o meu mais sentido agradecimento aos restantes elementos da Direção da Associação Concelhia das
Feiras Novas e aos restantes órgãos sociais, aos elementos da Comissão de Festas e aos colaboradores.
Agradeço à Câmara Municipal de Ponte de Lima, na pessoa do Sr. Presidente, por toda a solidariedade demonstrada e apoio concedido no sentido da reunião das condições necessárias à programação e realização das Festas.
Aproveito, ainda, para agradecer às Juntas de Freguesia, às instituições, entidades, associações, coletividades, aos empresários do concelho, comerciantes, produtores e agricultores, bem como aos patrocinadores e a todos aqueles de direta ou indiretamente têm contribuído e contribuirão para que as festas sejam uma realidade e um sucesso, onde naturalmente se incluem todos os limianos.
Termino, deixando o habitual convite para nos encontrarmos todos neste magnífico encontro popular que são as Feiras Novas.
Gonçalo Pereira Rodrigues
Presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas