Mensagem Direção

Cor unum in anima una…

Caminhamos muito rapidamente para mais uma edição deste grande certame popular chamado Feiras Novas, que daqui a dois anos cumprirá dois séculos de existência. A sua antiguidade e o conjunto de tradições que lhe estão associadas, reflexo de um modo muito próprio de viver a Festa que é típico das gentes de Ponte de Lima, valeu a inscrição das Feiras Novas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, inscrição publicada no Diário da República de 29 de novembro de 2023.

As Feiras Novas, que agora temos de preservar e transmitir às gerações futuras com um sentido de compromisso ainda maior, convocam em nós um forte sentimento de pertença, que une todo um território e a sua população. Este sentimento é bem percetível e visível em diversas manifestações, sendo uma das mais relevantes o grandioso Cortejo Etnográfico das tardes de sábado, em que desfilam, pelas nossas ruas, dezenas de freguesias, com as suas tradições e costumes.

É precisamente o Cortejo Etnográfico das Feiras Novas que, neste ano de 2024, cumpre os seus sessenta anos de história, após ter saído às ruas, pela primeira vez no Programa das Festas, a 16 de setembro de 1964. Foi um momento histórico para a nossa romaria, como nestas páginas refere Amândio de Sousa Vieira.

A história das nossas Festas faz-se destes momentos especiais, também com imagens que ficam gravadas para sempre na nossa memória, tal como a série de ilustrações e imagens que ao longo do ano vêm formando os cartazes que servem de cartão de identidade das Feiras Novas e, nos últimos anos, fachada desta publicação que o leitor tem em mãos.

Os cartazes costumam apresentar imagens fortes, que traduzem o sentido da nossa grandiosa romaria. O deste ano, da autoria da artista limiana Rita Sá Lima, fá-lo com grande mestria, motivo pelo qual lhe deixamos já aqui as nossas mais sinceras felicitações.

Para que as Feiras Novas de 2024 possam obter o sucesso desejado, conto com a inestimável colaboração e apoio de uma grande equipa que se empenha, ano após ano, na boa organização das Festas Concelhias, pelo que deixo o mais justo agradecimento aos restantes elementos da Direção da Associação Concelhia das Feiras Novas e aos restantes órgãos sociais, aos elementos da Comissão de Festas e a todos os colaboradores.

Agradeço à Câmara Municipal de Ponte de Lima, na pessoa do Senhor Presidente, por toda a solidariedade demonstrada e apoio concedido no sentido da reunião das condições necessárias à programação e realização das Festas.

Aproveito, ainda, para agradecer às Juntas de Freguesia, às instituições, entidades, associações, coletividades, aos empresários do concelho, comerciantes, produtores e agricultores, bem como aos patrocinadores e a todos aqueles que direta ou indiretamente têm contribuído e contribuirão para que as festas sejam uma realidade e um sucesso, onde naturalmente se incluem todos os limianos.

Enquanto Presidente da Direção da Associação Concelhia das Feiras Novas e representante de uma vasta equipa, deixo o habitual convite para nos encontrarmos todos neste magnífico encontro popular que são as nossas Feiras Novas.


Gonçalo Pereira Rodrigues
Presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas

© 2024 Feiras Novas de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados | Termos e Condições