Mensagem Presidente da Câmara

Uma festa com características exclusivas

Damos a conhecer ao público o Programa da edição de 2025 das Feiras Novas, num ano especial, em que comemoramos os 900 Anos da Fundação de Ponte de Lima. Estamos também a apenas um ano de celebrar os duzentos anos do nascimento das Feiras Novas, que começaram a ser assim designadas a partir de 1826, após autorização régia para que fossem ampliadas as Festas que então se faziam na vila em Honra de Nossa Senhora das Dores.

Quando foram selecionados nove acontecimentos capitais na História de Ponte de Lima, no âmbito dos 900 Anos da sua Fundação, foi escolhido, como evento mais significativo do Século XIX, precisamente o nascimento das Feiras Novas, o que revela de maneira insofismável a grande relevância que esta preciosa manifestação do nosso Património Cultural Imaterial, de interesse nacional e projeção internacional, tem tido para a afirmação do nome de Ponte de Lima.

Estamos a falar da tradição mais enraizada no espírito popular, que o povo limiano tem sabido transmitir às gerações sucessivas sempre com um novo vigor e que ultimamente tem adquirido, para além da sua faceta mais identitária, que sempre manteve, uma importância redobrada para a atividade turística e económica da região.

Ainda a alguma distância das grandiosas Feiras Novas, sente-se já no ar o movimento, a azáfama, a agitação que nos levará, quase sem darmos por ela, aos dias ansiados de setembro, em que as ruas da vila mais antiga de Portugal se encherão, de dia e de noite, com um entusiasmo que só por essa altura é possível em tão alto grau.

É isto o que também nos parece indicar o cartaz deste ano, aqui exibido, gizado pela artista limiana Catarina Vale, a quem desde já felicitamos pela inspiração.


Vasco Ferraz
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima

© 2025 Feiras Novas de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados | Termos e Condições